terça-feira, 14 de julho de 2015

Cultura Urbana Hip Hop




Ocorrida no dia 09/07/2015, a palestra dirigida pelos Mc’s Jack e Noventa, do núcleo Afro – Odomodê, contou como surgiu o Hip Hop, além de falar sobre a cultura urbana e o movimento negro.
O Hip Hop é um estilo musical que surgiu nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque na década de 70. Esse estilo musical conta com quatro elementos essenciais: o rap, o DJ, a breakdance e o graffiti. Outros elementos incluem a moda hip hop e as gírias.

A palestra visou chamar a nossa atenção para a importância da valorização dos movimentos culturais capixabas e da música brasileira. Eles também nos apresentaram o movimento “Boca-a-Boca”, que é um projeto realizado com o intuito de descobrir e dar visibilidade aos jovens artistas e músicos para mostrarem seus trabalhos e expressarem suas opiniões, mostrando também a importância da cultura Hip Hop e sua direção no eixo social como ferramenta de mobilização e transformação. É um projeto independente e acontece de forma descontraída criando um ambiente onde as pessoas possam fortalecer laços de amizade, companheirismo, solidariedade, o respeito ao próximo e momentos de troca de informações/conhecimento.



A adolescente Ana Caroline da Cruz Siqueira, de 16 anos, também relatou sua opinião sobre a apresentação:
“A mensagem que foi passada para os aprendizes do salesiano, na verdade foi uma explicação do que é a cultura hip-hop e rap, eu acredito que o Jack e Noventa chamou a atenção de muitos para a cultura urbana.
Tinha muita coisa que não sabia sobre o hip-hop, por exemplo, que há quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJING, breakdance e o graffitii.
O hip-hop surgiu na década de 70 como um movimento cultural entre os latino-americanos, os jamaicanos e os afro-americanos da cidade de Nova York mais precisamente no sul do Bronx.
O disc-jockey Afrika Bambaataa é considerado como o pioneiro e criador deste movimento social altamente influente.
Bom... A palestra foi bem explicada e dinâmica. Como eu já conhecia um pouco sobre a cultura hip-hop, pois é um estilo musical que desde criança esteve presente na minha vida, foi mais do que um aprendizado para mim. Eu não ouvia muito rap brasileiro, mas depois do que foi falado despertou em mim um interesse sobre esse estilo musical. Acredito que não só em mim, mas também outros adolescentes começaram a querer saber como é colocada a poesia e a realidade da vida em uma musica.
Realmente gostei muito do rap e agora é mais um estilo musical que tenho, acho que o rap e o hip-hop podiam ser um único estilo musical, pois tem tudo a ver um com outro”
.

Confira a participação dos adolescente nos vídeos abaixo:




Hellen Subtil e Mylena Nunes
16 anos





3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. achei muito interessante é legal da parte das alunas lembrarmos desse assunto.

    ResponderExcluir
  3. A mensagem que foi passada para os aprendizes do salesiano, na verdade foi uma explicação do que é a cultura hip-hop e rap, eu acredito que o Jack e Noventa chamou a atenção de muitos para a cultura urbana

    ResponderExcluir