sexta-feira, 3 de julho de 2015

Diversidade Cultural no Brasil



Olá, fizemos uma pesquisa sobre a diversidade cultural de cada região do Brasil. A partir dela fizemos um resumo, para mostrar que há diferenças de costumes de uma sociedade em um mesmo país, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos.
No Brasil há várias culturas diferentes e que de alguma forma de encaixam entre si. Cada região tem seus costumes, e essa diversidade se dá pelo fato das tradições serem passadas de geração por geração, e estão presentes em nosso cotidiano.

A região nordeste influencia muito a cultura brasileira. Ela recebe influências da religião, na qual se destaca a festa de Iemanjá e lavagem das escadarias do Bonfim. Na culinária possui pratos diversos, entre eles buchada, acarajé, vatapá, pamonha, bolo de massa de mandioca e vários outros. As manifestações culturais como bumba eu boi, capoeira, frevo e carnaval atraem milhares de turistas para o local.



Na região norte, as festas mais conhecidas são: o Círio de Nazaré e o Festival de Parintins. Outros aspectos culturais dessa região são: o carimbó, o congo ou congada, a folia de reis e a festa do divino. A influência indígena é fortíssima na culinária do Norte, baseada na mandioca e em peixes. Outros alimentos típicos do povo nortista são: carne de sol, tucupi, tacacá, jambu, camarão seco e pimenta-de-cheiro.




A cultura da região centro-oeste é bem diversificada, recebendo contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. A cavalhada, o fogaréu e o cururu são manifestações culturais típicas da região. A culinária regional é composta por arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, Maria-Isabel, empadão goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal - como o pintado, pacu, dourado, entre outros.



Os principais elementos da cultura da região sudeste são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó. A culinária dessa região é bem diversificada e apresenta forte influência do índio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. Entre os pratos típicos se destacam a moqueca capixaba, o pão de queijo, o feijão-tropeiro, a carne de porco, a feijoada, etc.



Já a região Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente alemães e italianos. As festas típicas são a Festa da Uva e a Oktoberfest. Na culinária estão presentes churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado e vinho.



É assim que se compõe resumidamente a diversidade da cultura do nosso país. Um lugar com varias formas de se pensar, de agir e de viver. Por isso devemos sempre respeitar as diferenças dos outros para sermos respeitados, afinal não somos conhecedores de tudo para sairmos por aí falando e discriminando.
Ser diferente é normal!!!


                                   Por: Caren Lima, Juliana Santana e Osineide Rodrigues, 16 anos

9 comentários:

  1. temos que dar valor para a cultura do brasil.

    ResponderExcluir
  2. Ser diferente além de normal é necessário , devemos dar o respeito para que possamos também receber o respeito!!

    ResponderExcluir
  3. cada pessoa tem seu jeito de fazer sua cultura

    ResponderExcluir
  4. Diversidade Cultural
    O termo diversidade cultural diz respeito à existência de uma grande variedade de culturas antrópicas. Há vários tipos de manifestações culturais que nos revelam essa variedade, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade.

    Conceito Principal
    A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua. A diversidade cultural é complicada de quantificar, mas uma boa indicação é pensar em uma contagem do número de línguas faladas em uma região ou no mundo como um todo.



    ResponderExcluir
  5. Essa região apresenta elementos culturais dos índios (primeiros ocupantes do território), espanhóis e portugueses (colonizadores), negros (escravos). Posteriormente, os imigrantes alemães, italianos, açorianos, eslavos, japoneses, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Sul do Brasil. A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade.

    ResponderExcluir
  6. A questão de comidas diferentes, danças e sotaques são muito legais, e as vezes, chega até ser engraçado.

    ResponderExcluir
  7. Para mim é muito importante termos uma cultura,pois a cultura influencia fortemente no que somos.

    ResponderExcluir
  8. A diversidade cultural são umas das maiores culturas de acontecimento no Brasil e isso é passado de geração por geração.

    ResponderExcluir
  9. Este mapa do Brasil, étnico e cultural foi criado por mim, Angelo João Zucconi, em 1999 e publicado originalmente no meu sítio: www.terrabrasileira.com.br - mas nenhuma referência aqui.

    ResponderExcluir